Paraíba

Seca se intensifica nesse mês de março e deixa sertanejos apreensivos

Publicado dia 20/03/2018 às 13h07min | Atualizado dia 20/03/2018 às 13h10min
Inverno decepcionou com pouca precipitação em quase todos os municípios do Sertão paraibano

    Após um mês de fevereiro com bastante chuva na maioria das regiões do sertão paraibano e Alto Oeste do RN, o mês de março decepcionou e até esse dia 20 se mantém com pouca chuva.

A região do Vale do Rio do Peixe, onde encontra-se o município de Uiraúna é a mais castigada pela estiagem neste ano de 2018. Pelos números da AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas) até esse dia 19 choveu por aqui apenas 14,8 milímetros.

A média histórica de chuvas em Uiraúna no mês de março é de 181 mm. Pra se ter uma ideia, em 2017 choveu 132,3 mm por aqui.

Também choveu pouco neste mês de março em quase todos os municípios do Sertão paraibano. Os dados da AESA mostram os municípios que mais choveram nesse período: Cajazeiras com 88,1mm; São Francisco com 51,6; Monte Horebe com 46,2 mm; Sousa com 42,9 mm e São José de Piranhas com 31,5 mm.

A cidade de Uiraúna é a mais castigada pela escassez de água. A população enfrenta uma terrível falta d'água, de proporção jamais vista em sua história. A barragem Capivara com apenas 0,95% do seu volume total, é hoje um dos mananciais mais secos do estado, segundo os dados da AESA.

A esperança - Os sertanejos costumam se agarrar a sua fé e sempre esperam até o dia 19 de março - Dia de São José - patrono das chuvas. Mas neste ano, pelo menos na região de Uiraúna, nesta data o céu se manteve azul de dia, e estrelado à noite. Não caiu uma gota d'água por aqui.

A pergunta - De agora em diante resta pouco em que a esperança desse povo se agarrar. Quem deu início ao plantio em sua roça, já amarga o fato de perder todo o trabalho. E assim, fica a pergunta na cabeça de cada sertanejo: De onde virá o nosso socorro?

 

 

  • CHUVAS CAÍDAS (ATÉ AGORA) EM MARÇO-2018

Fonte: cofemac